Paulo Menezes

Nasceu em 1977. 
Em 1995, estudou desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes. 
Nos anos seguintes frequentou vários cursos da Fundação Calouste Gulbenkian, nomeadamente Cinema de Animação com Fernando Galrito, Ilustração com Alice Geirinhas e Animação de Volumes com José Miguel Ribeiro.
Ingressou na Escola Superior de Teatro e Cinema em 1997 finalizando o curso em 2000, com a especialização em Imagem. Na Escola Superior de Teatro e Cinema teve formação em Televisão e Video na Estação Televisiva – SIC com Ricardo Freitas e Jorge Costa. 
Frequentou dois workshops de Direção de Fotografia, um com Eduardo Serra A.F.C./A.S.C. como observador e outro como participante filmando um dos dois exercicios propostos por Jonh Bailey A.S.C. 
Em 2004 frequentou uma Master Class de Animação de Volumes lecionada por Pascal Le Notre da Folimage. 
Em 2005 participou num Workshop de Direcção de Fotografia e pós produção Digital em Avanca com Juan Diego Solanas A.F.C. 
A trabalhar desde 2000 na área de cinema, começou como assistente de imagem em ficção e já trabalhou em séries de televisão, filmes documentários e filmes de ficção como operador de camera e Diretor de Fotografia. 
Como resultado do trabalho de Diretor de Fotografia foi premiado em 2006 no festival Internacional de Vila do Conde, em 2009 no Festival Internacional Indie Lisboa e, em 2012, na Mostra de cinema Marilia em Rio de Janeiro e em 2016 no Festival Ibérico de Cinema Badajoz, Prémio Fotografia A.E.C. Asociación Española de Autores de obras fotográficas cinematográficas.